Visita D. João Lavrador

P.V. 10D. João Lavrador passou o fim-de-semana 29 a 31 maio de 2015, na Paróquia de Canidelo.

A visita de Sua Excelência Reverendíssima D. João Lavrador à Paróquia de Canidelo, não foi uma visita pastoral mas de merecida amizade e cortesia, não começando na sexta-feira dia 29, mas no dia em que D. João Lavrador deu a conhecer ao Reverendíssimo Padre Almiro que queria ir a Canidelo. Para um encontro com os Paroquianos, com a Comunidade e ter a alegria de poder estar em Canidelo, mesmo que por pouco tempo.

Na verdade a procissão de velas a que D. João presidiu, a missa da catequese com as crianças no encerramento do ano catequético, uma das crianças disse, o nosso Bispo é muito grande, ao qual o Padre Almiro corrigiu para dizer o contrário, o nosso Bispo é um grande Bispo, porque realmente foi de uma maneira muito afável, muito próxima com as crianças, ficando encantadas e com uma visão extraordinária do que é um Bispo, e foi bonito de ver o Salão cheio de crianças, pais e catequistas que quiseram estar com o Senhor Bispo. Depois as Eucaristias que celebrou e o encontro com todos os grupos foram de grande proximidade com os Paroquianos. O Sacramento das Eucaristias celebradas, na palavra pregada, nos gestos partilhados, mas sobretudo na amizade manifestada, D. João encantou e cativou a Paróquia de Canidelo, guardando destes momentos a mais grata memória. Jamais os Paroquianos esquecerão e de coração lhe dizem um muito obrigado por ter disponibilizado este fim-de-semana com os Paroquianos.

Uma singela recordação foi oferecida a D. João Lavrador e um aplauso merecido lhe foi dado.

Numa dedicatória na lembrança oferecida refere que estará sempre ON a amizade pessoal de Padre Almiro, e nunca estará OFF a admiração da Comunidade Paroquial de Canidelo.

As últimas palavras de D. João Lavrador foram sentidas e disse o que lhe ia na alma.

Embora esta visita não tenha sido pastoral, D. João Lavrador deixou um apelo. Um apelo à Comunhão, todos façam o que estiver ao alcance de cada um, um esforço para viverem em Comunhão. E que dentro da Paroquia procurem ter alguns gestos de unidade entre todos, para salientar que afinal Canidelo é uma Paróquia só, é uma Comunidade, vive em Comunhão com todos, embora depois na assistência possa haver vários centros de culto e em Canidelo há as 5 Comunidades. É fundamental haver esta Comunhão e estarmos atentos para não nos deixar invadir com outras situações que possam por em causa este sentido de comunhão fraterna.

Todos estão interessados em ter estruturas paroquiais que respondam ao que é preciso, desde igreja, de salas. Pode ser concretizado, mas mais uma vez é necessário estarem todos em comunhão e em sintonia. Este animo, esta força fosse partilhado e muito ativo por todos, e não a sobrecarregar apenas o Pároco.

Ao mesmo tempo que são feitas estas infra-estruturas, procurar acompanhar com dinamização comunitária, para se identificarem como Comunidade Paroquial.

Uma Comunidade mais forte, com mais gente e sobretudo com uma fortaleza a partir daqueles que dinamizam a Comunidade.

Uma Comunidade que está a crescer ainda mais e a responder aos desafios dos dias de hoje.

A Paróquia de Canidelo agradece todo o carinho, entusiasmo, pela forma de estar, de amizade demonstrada, por esta visita de cortesia D. João Lavrador.