Rancho Folclórico Canidelo

O Rancho Folclórico de Canidelo fez 36 anos, e dos festejos fez parte a participação na celebração Eucarística das 19h00, do dia 13 junho, tendo a seu encargo o coro, cantando e animando a Sagrada Eucaristia.

Esta Instituição que representa a cultura etnográfica da freguesia de Canidelo foi fundada em 1 junho de 1979 com o nome Associação Rancho Folclórico as Camélias, viu o seu nome alterado a 10 junho, no mesmo ano, para Rancho Folclórico de Canidelo.

Canidelo foi em tempos uma terra de grandes plantações de morangos, do cultivo do milho, do centeio e de grandes plantações de canas. Feita a recolha de adereços, dos trajes usados no tempo, dos utensílios do campo e outros adereços, bem como das danças e cantares, iniciou a sua atividade por todo o país, assim como pela vizinha Espanha e frança.

Tem grau de mérito atribuído pela Câmara de V. N. Gaia, e é sócio efectivo da Federação de Folclore Português

No XI Domingo do Tempo Comum, cuja liturgia nos convida a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Jesus nos explica como é o Reino de Deus, é como uma semente pequenina, que lança à terra, depois o lavrador até vai para casa, mesmo estando o lavrador a dormir a semente cresce.

Assim, com esta semente, neste mesmo Reino de Deus que cresce, haverá melhor do que um Rancho?

Se calhar o Rancho começou na cabeça de uma pessoa que teve a ideia de o constituir e nasceu o Rancho. Decerto com poucas pessoas na altura, ao longo destes 36 anos quantas pessoas já não passaram pelo Rancho e até é bonito ver jovens no Rancho, que é uma escola de valores também para a juventude. A realização de cortejos de oferendas no passado deu origem à formação do Rancho, depreendemos que que devem ter sido em condições difíceis, mais tarde construiu-se uma sede bonita, a sua casa onde funciona a respectiva direção, onde se estabelecem as atividades e outras ocorrências, tantas pedras, tanto cimento, tanto esforço, esta é uma realidade de uma semente pequenina que Deus torna um Rancho. É por isso que nós nesta Eucaristia demos graças ao Senhor pelo Rancho de Canidelo, nossa terra, a quem nós estimamos, e até motivamos para continuar, porque a vida precisa destes eventos e não se podem perder nas dimensões da cultura. Dizia o Salmo da Eucaristia que “É bom louvar-vos Senhor”, e neste dia queremos louvar o Senhor porque fez crescer o Rancho de pequena semente.

O Padre Almiro dirigiu, no fim da Eucaristia, uma palavra muito especial ao Rancho, porque são um orgulho para todos Canidelenses, todos temos orgulho das instituições que temos em Canidelo, porque elas é que dão nobreza à nossa terra, por isso, o Padre Almiro, em nome de todos, deu os parabéns à direção e os quantos constituem o Rancho, que desde pequeninos, a jovens e a pessoas com mais dificuldade, mas que mesmo assim, tos juntos dão o seu contributo.

Foi feito o pedido de continuidade apesar das dificuldades, que todos sabemos das dificuldades que têm todas as instituições para sobreviverem, mas ousai e teimai em continuar com este projecto que é uma mais-valia e uma bênção para a nossa terra.

Foi dirigido os merecidos aplausos, por toda a Comunidade para o Rancho de Canidelo.

A Eucaristia consolou todos os que na Eucaristia estiveram presentes, com músicas alegres, dinâmicas, fazendo da Missa uma verdadeira festa, como deve ser sempre, assim como na nossa vida.

As Graças e Bênçãos de Deus lhes foram dirigidas pelo Padre Almiro.