Peregrinação das Crianças 2015

“REZAI, REZAI MUITO!”

No dia 10 de Junho passado, as crianças da Comunidade de S. Paio- Canidelo, Vila Nova de Gaia, rumaram a Fátima, em ambiente de muita alegria, acompanhadas pelas responsáveis da Capela, Irmãs Maria José e Maria de Lurdes, pelas catequistas e familiares e ainda pelo grupo de jovens Sint Unum.

Levavam consigo uma rosa de papel , realizada por elas, durante o mês de Maio, para oferecer a Nossa Senhora. D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga, que presidiu à peregrinação,  referiu que o Santuário de Fátima parecia um jardim com todas essas rosas.

Na Capelinha das Aparições rezou-se o Rosário e, a seguir, no recinto, celebrou-se a Eucaristia. Apesar do calor, todas as crianças resistiram, não arredaram pé e foram sendo cativadas pelas explicações e lindas palavras do Sr. Bispo, sempre apelando à oração. Destacou que a oração é como uma flor que se eleva a Deus, a qual deixa o seu perfume quando se está a rezar. Acrescentou que os grandes Amigos de Jesus viviam unidos a Ele em oração e que Maria estava entre esses Amigos e ainda lembrou que Nossa Senhora pediu aos pastorinhos Francisco, Jacinta e Lúcia para nunca deixarem de rezar. (REZAI, REZAI MUITO!)

Terminou pedindo para todos fazerem chegar a sua oração a Deus, para fazerem de todas as suas vozes uma flor que possa chegar ao Céu, pela conversão dos pecadores, pela paz, pelo Santo Padre e por todas as suas intenções. No final da Eucaristia todas as crianças receberam uma surpresa, um livro com as orações que o Anjo e Nossa Senhora ensinaram aos Pastorinhos, para que elas as aprendam também.

De tarde a encenação “Aprender a rezar com os pastorinhos” foi um momento de grande entusiasmo. Todas as crianças se encantaram, pois tinha alegria, música e dança. Foi muito bonito.

O encerramento verificou-se por volta das 16 horas com a celebração da despedida, na Basílica da Santíssima Trindade.

E depois foi o lanche partilhado, em modo de pic nic (o almoço já tinha sido também da mesma forma), O regresso a casa realizou-se em jeito de festa, com muita alegria, boa disposição e com a certeza de que todos trouxeram para casa o coração cheio de vontade de serem imitadores dos Pastorinhos.