Concerto Coral do Colégio de Nossa Senhora do Rosário e CCR

No sábado, dia 18 de Julho, a nossa paróquia foi presenteada com um magnífico concerto, protagonizado pelo Coro do Colégio do Rosário, do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, sob orientação do Dr. Pedro Teixeira.

O Sr. Padre Almiro fez a apresentação do coro e do seu maestro, tendo frisado a sua ligação, já longa, ao Colégio de Nossa Senhora do Rosário.

Foi um concerto ecléctico que começou por música tradicional portuguesa, com os temas “O Ladrão do negro melro”, “O milho da nossa terra” e “Marianita” e que continuou com uma visita à cultura dos nossos irmãos brasileiros, com o tema “Balaio” e de”nuestros hermanos” espanhóis, com o tema ”Ay linda amiga”, bem como uma ingressão em França, com o tema “Tourdion”.

Mas o melhor ainda estava para vir, com a brilhante interpretação de temas de grandes compositores de música sacra, nomeadamente, Cesar Franck (Panis angelicus), Mozart (Ave Verum Corpus), Fauré (Cantique de Jean Racine) e João Rodrigues Esteves (Regina Coeli). Continuou, com alguns excertos da “Gloria” de Vivaldi (“Gloria et in terra pax, Gloria”, “Gratias agimos tibi propter magnam gloriam tuam, Gloria” e Quoniam tu solus sanctus cum spiritu, Gloria”), e do “Te Deum” de Charpentier (“Te Deum laudamus, Te Deum” e “In te domini speravi, Te Deum”).

O Concerto terminou com um excerto da Oratoria de Natal de Saint Saens, “Tollite Hostias”. Todo o Concerto Coral foi brilhantemente acompanhado pela pianista Joana Resende.

De frisar a presença da Sra. Presidente da Junta, Dra. Maria José Gamboa, que fez entrega de uma oferta ao maestro, Dr. Pedro Teixeira, bem como do Tesoureiro da Junta, Dr. Fernando Barrias e da Vogal, Dra. Fátima Sousa, que fez entrega a todos os elementos do coro da monografia “Canidelo no passado e no presente”, da autoria do saudoso pároco de Canidelo, P. José da Costa Saraiva.

Esperamos que momentos destes se voltem a repetir, pela excelente qualidade do repertório e dos executantes.

Obrigada, Coro do Colégio do Rosário e voltem sempre!