Assinatura Protocolo Centro Paroquial e Social

A Câmara Municipal Vila Nova de Gaia e a Paróquia de Canidelo assinaram, na noite de 27 de Maio, um memorando de entendimento que estabelece a cedência de uma parcela de terreno na antiga Seca do Bacalhau – constituída por três pavilhões – para a instalação do novo centro paroquial, numa cerimónia que foi presidida pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

Naquele local nascerá o Centro Comunitário «Centro Paroquial de Santo André de Canidelo – a Cidade de Deus e dos Homens», equipamento destinado à prossecução de atividades de natureza pastoral e social de interesse para a comunidade local.

Os edifícios serão entregues à Paróquia de Canidelo requalificados, estando já definidas as valências de cada um dos pavilhões: o primeiro acolherá a secretaria da paróquia, o gabinete do pároco e um auditório para 180 pessoas; o segundo destinar-se-á à ação social, estando, desde já, para ali previstos os serviços do «Gai@prende+» e projetada a instalação de uma cantina social e de um serviço domiciliário de apoio a idosos. O terceiro pavilhão, que é o de maiores dimensões, terá 12 salas para diferentes atividades, entre as quais a catequese e as iniciativas do «Gai@prende+» realizadas durante os períodos de férias escolares.

A apresentar este evento desta noite especial, um fiel e amigo de longa data e paroquiano, Jorge Gabriel. Este, após dar as boas-vindas a todos os presentes, anunciou, em estreia, o Hino da Paróquia de Canidelo, entoada pelos membros dos coros de todas as Comunidades da paróquia.

O Sr. Arq.º Valentim Miranda fez uma projeção do projeto a implementar naquele local, seguida atentamente por todos os presentes, graças aos monitores colocados pelo pavilhão. Seguiu-se um momento muito aplaudido pela coreografia do Grupo de Jovens da Paróquia de Canidelo, sobre a edificação da Cidade de Deus e dos Homens, ao som da música de Vangelis.

Seguiu-se o tão esperado momento da assinatura do protocolo com a leitura do memorando e assinado pelo Dr. Vitor Rodrigues (Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia), Reverendíssimo Padre Almiro Mendes (Pároco de Canidelo) e Exa. Rev.ma D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto. Teve como fundo musical a “Consagração a Nossa Senhora”, com a Margarida na órgão e a Bruna no saxofone, duas alunas da Escola de Música de Canidelo e colaboradoras ativas da paróquia.

Seguidamente, o Sr. Padre Almiro tomou a palavra para agradecer a todos os envolvidos no projecto, nomeadamente aos senhores Presidente da Câmara, Dr. Vítor Rodrigues; Vice-Presidente da Câmara Engº Patrocínio; Vereador Arqº Valentim Miranda, pelo empenho que puseram em todo o processo e que permite que o Centro Social Paroquial esteja já no grau de desenvolvimento em que está. Explicou a todos os presentes o que irá nascer naquele espaço e o porquê desta sua decisão. Deixou palavras de esperança para o futuro e frisou a necessidade de a paróquia se unir para concretizar este sonho e necessidade.

Seguidamente teve a palavra o Sr. Presidente da Câmara agradeceu as palavras do Sr. Padre Almiro e falou do envolvimento da Câmara e de como tem sido difícil gerir a autarquia, dada a situação que herdou. Disse ser importante, para além de pagar dívidas e arranjar ruas, construir algo que dê esperança e alento às pessoas e, daí, ter posto o seu empenho pessoal, para além do envolvimento do município, neste projecto. Dirigindo-se ao Sr. Bispo do Porto disse da importância da sua presença para que, de Gaia, não tenha só lembranças negativas, como tem acontecido nos últimos tempos.

A Sra. Presidente do Executivo da Junta, Drª Maria José Gamboa falou da importância para toda a freguesia da construção do Centro Paroquial e Social, em particular, e da Cidade de Deus e dos Homens, em geral. Deixou todo o apoio da autarquia ao projecto, naquilo que for possível e fez votos que as mulheres e homens de Canidelo apoiem de todas as formas esta construção e dela tirem o maior proveito.

O Sr. Bispo do Porto mostrou-se emocionado pela forma carinhosa como foi acolhido pela população de Canidelo e pelas palavras gentis dos oradores que o antecederam. Falou da sua decisão de enviar o Sr. Padre Almiro para Canidelo e da forma generosa como ele abraçou este desafio de comandar uma paróquia imensa como a nossa.

Após as apresentações e discursos, houve o descerrar da Bandeira de Vila Nova de Gaia, que estava sob a Lápide personalizada do Pavilhão, contendo o nome de D. António Francisco dos Santos, em sua homenagem e comemoração. Estava assim inaugurado o Pavilhão que recebeu o seu nome, acontecimento que o deixou muito comovido.

Dia histórico para a vida da nova Comunidade Paroquial e abertura do chão sagrado.

O Senhor Bispo não quis deixar de demonstrar o seu sentimento de sensibilização e confundido por este gesto de assinalar com marca o seu nome o inicio e a abertura deste Pavilhão.

Agradecendo a Deus, ao Padre Almiro, ao Presidente da Câmara Dr. Vítor Rodrigues e à Drª Maria José Gamboa, Presidente da Junta.

Assim se constrói a Igreja e edifica a “Cidade de Deus e dos Homens”.

Seguiu-se a Oração Final por D. António Francisco dos Santos, dirigindo-se a toda a Paróquia e a todos que percorreram as ruas acompanhando a Virgem Maria.

Terminou a noite memorável com uma breve Cantata Mariana, com cada comunidade individualmente a entoar um cântico a Nossa Senhora pelos seus louvores.

O Hino da Paróquia foi entoado mais uma vez já depois da meia-noite.

Um Adeus à Virgem Maria perante as quatro imagens foi o encerramento desta noite memorável e histórica da Paróquia de Canidelo.