Festa em Honra Santo André e São Vicente Férrer

A Paróquia de Santo André celebrou os seus padroeiros, Santo André e São Vicente Férrer, no 2.º fim-de-semana de Julho.

As festividades iniciaram-se no dia 7 de Julho, com alvorada às 8 horas e música gravada durante todo o dia.

Em cada noite de festividades houve grupos musicais a actuar, para alegria de todos quantos se deslocaram ao recinto das festas.

A par dos festejos populares, tiveram lugar dois grandes momentos de cariz religioso que engrandeceram as Festas de Canidelo: a Missa de Festa e a Solene Procissão, que tiveram lugar no dia 12, respectivamente às 11 horas e às 17 horas.

A Missa de Festa, celebrada pelo Sr. Padre Zé Maria e concelebrada pelo Sr. Padre Almiro, teve a animação musical do Coro Paroquial, constituído por elementos dos coros das várias comunidades da paróquia e dirigido por Custódio Veríssimo.

Este ano, a celebração terminou com a entrega da medalha de honra municipal, atribuída pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia ao Centro Social e Paroquial de Santo André de Canidelo. A entrega foi feita pelo próprio Presidente da Câmara, Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues. Na Eucaristia estiveram ainda presentes o senhor Vice-Presidente da Câmara, alguns vereadores, entre os quais, o Arq.º Valentim Miranda, a senhora Presidente da Junta, Dra. Maria José Gamboa, a senhora Presidente da Assembleia de Freguesia, Dra. Célia Correia, e a maioria dos elementos do Executivo da Junta.

A Solene Procissão percorreu o percurso habitual, saindo da Igreja e do Salão Paroquial e subindo a Rua do Meiral, até ao Largo do Meiral e voltando a descer até à Igreja. Continuou, depois, pela Rua do Corgo e Rua do Viso e desceu a Rua do Paniceiro, até voltar a recolher.

Em grande parte do seu percurso, a procissão passou por tapetes de flores que, carinhosa e orgulhosamente, os moradores fizeram questão de fazer nas ruas. A procissão teve também a participação da Fanfarra da Associação Recreativa de Canidelo e da Banda Musical 1.º de Agosto de Coimbrões. Contou ainda com a participação das entidades municipais e da freguesia que tinham estado presentes na Missa de Festa.

De realçar, também, a decoração dos altares da Igreja, com uma beleza singela e elegante. Parabéns às zeladoras.

O domingo foi ainda engradecido com um ecrã gigante colocado no palco, cortesia da Junta de Freguesia de Canidelo, que permitiu a todos os que quiseram, assistir ao jogo da final do Campeonato da Europa de Futebol e ver Portugal sagrar-se campeão, pela primeira vez na sua história.

Deixamos um agradecimento a todos quantos colaboraram para engrandecer as festividades em honra dos nossos padroeiros, Santo André e São Vicente Férrer. Um agradecimento especial à Comissão de Festas que tudo fez para que estas Festas tivessem a dignidade que a nossa Freguesia e a nossa Paróquia merecem.