Festa em Honra de Santo André e São Vicente Férrer

A Paróquia de Santo André engalanou-se fim-de-semana de 8 e 9 de Julho 2017, para celebrar os seus santos padroeiros: Santo André e S. Vicente Férrer.

A par dos festejos populares, tiveram lugar dois grandes momentos de cariz religioso que engrandeceram as Festas de Canidelo: a Missa de Festa e a Solene Procissão, que tiveram lugar no dia 9, respetivamente às 11 horas e às 17 horas.

A Missa de Festa, celebrada pelo Sr. Padre Almiro e concelebrada pelo Sr. Padre Zé Maria, teve a animação musical do Coro Paroquial, constituído por elementos dos coros das várias comunidades da paróquia e dirigido por Custódio Veríssimo.

Como tem sido hábito, a sociedade civil tem-se associado a estas celebrações religiosas e, assim, a Missa de Festa teve a presença do Sr. Vereador, Arq.º Valentim Miranda, da senhora Presidente da Junta, Dra. Maria José Gamboa, bem como de elementos do Executivo da Junta.

Salientamos na Homília do Sr. Padre Almiro, a referência às leituras bíblicas, bendizendo Deus, e frisando que se todos disséssemos bem uns dos outros, teríamos uma comunidade bem mais perto do Céu.

A Solene Procissão fez o percurso habitual, saindo da Igreja e do Salão Paroquial e subindo a Rua do Meiral, até ao Largo do Meiral e voltando a descer até à Igreja. Continuou, depois, pela Rua do Corgo e Rua do Viso e desceu a Rua do Paniceiro, até voltar a recolher.

Em grande parte do seu percurso, a procissão passou por tapetes de flores que, ano após ano, carinhosa e orgulhosamente, os moradores vão fazendo questão de elaborar nas ruas. A procissão teve também a participação da Fanfarra da Associação Recreativa de Canidelo e da Banda Musical 1.º de Agosto de Coimbrões. Contou ainda com a participação das entidades da freguesia.

De realçar, também, a decoração dos altares da Igreja, com uma beleza singela e elegante. Parabéns às zeladoras.

Deixamos um agradecimento a todos quantos colaboraram para engrandecer as festividades em honra dos nossos padroeiros, Santo André e São Vicente Férrer. Um agradecimento especial à Comissão de Festas que tudo fez para que estas Festas tivessem a dignidade que a nossa Freguesia e a nossa Paróquia merecem. Ah, e não é para dizer mal, mas no próximo ano, não se esqueçam da Missa de Festa no cartaz das festas!