Jogo Solidário

No dia 25 abril de 2018, dia dedicado à Liberdade, a Paróquia de Canidelo aliou-se à Solidariedade, no Estádio Sport Clube de Canidelo, Manoel Marques Gores, onde realizou um Jogo Solidário, entre Padre da Diocese do Porto vs Advogados da área Regional Council do Porto.

O preço dos bilhetes era ou a 5€ ou 10€, não se tratava de lugares na bancada ou camarote a diferença de preço, mas da generosidade dos adeptos, receita esta que reverteu na totalidade para a ASSIC, IPSS de Canidelo, que trata dos idosos. Crianças e estudantes não pagaram.

O rescaldo antecipado ao jogo, já antevia, um jogo que seria bem disputado, como se veio a verificar, como tal as expectativas eram elevadas dos adeptos.

Com capacidade do Estádio de 800 adeptos, quase que esgotou, na sua maioria adeptos fervorosos da equipa dos Padres e com uma claque organizada, sempre com palavras de apoio e com cânticos de incentivo à equipa.

A primeira parte do jogo solidariamente bem disputada, as equipas sempre atrás da procura da bola, parte bem dividida entre ambas as equipas, e com ataques organizados e direcionados à baliza.

Na segunda parte o ritmo desceu um pouco, talvez fruto do calor que se fazia sentir.

O empate a uma bola, no fim do jogo, peca por poucos golos. Que teve de ir à marcação de grandes penalidades para o desempate e encontrar um vendedor.

Foram mais felizes nas grandes penalidades os Advogados, falhando menos.

O mundo do futebol está cada vez mais ligado à tecnologia, mas este jogo foi a prova que não é preciso VAR de apoio à decisão da equipa de arbitragem, como não foi preciso mostrar qualquer cartão.

No fim do jogo, teve a palavra a Senhora Drª Maria José Gamboa, começando por dirigir uma palavra especial aos mentores desta iniciativa, Drª Paula Costa, da Junta de Freguesia de Canidelo, e o Padre Almiro Mendes.

Falou da Solidariedade que vai mexendo o mundo nos dias de hoje.

Hoje dia de liberdade também houve lugar à fraternidade em nome desta causa.

Tinha um certificado de presença aos participantes das duas equipas, e agradeceu o convite aceite para o jogo, dos jogadores de ambas as equipas.

Havia também a taça para entregar à equipa vencedora.

Falou de seguida o Presidente da ASSIC, IPSS, agradecendo esta grande iniciativa e por ter feito parte dela, na semana em que completaram 19 anos.

A receita será aplicada em favor dos Idosos, de Canidelo, a que prestam apoio, será bem aplicado, em obras de ampliação da zona de convívio.

Também a ASSIC levou uma lembrança para os jogadores, como forma de agradecimento.

A festa do Futebol Solidário terminou perto das 17h47, com a equipa vencedora a erguer a taça, e todos os jogadores a receberem as lembranças.