Inauguração da Sala Exterior da Cidade de Deus e dos Homens

No passado dia 14 de Setembro, pelas 19,30 horas, integrado na Festa de Final do Pólo de Verão Diverte + 2018 (GAIAPRENDE +), teve lugar a Inauguração da Sala exterior da Cidade de Deus e dos Homens. Contou com a presença da Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, Dra. Maria José Gamboa, da Secretaria, do Tesoureiro e outros elementos do Executivo da Junta, da Presidente da Assembleia de Freguesia, Dra. Célia Correia, do Presidente da Câmara de Gaia, Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, do Vice-Presidente da Câmara e outros Vereadores, bem como membros do Centro Social e Paroquial de Santo André de Canidelo.

Este evento serviu para mostrar a evolução do espaço Cidade de Deus e dos Homens. O projecto do espaço agora inaugurado foi oferta dos arquitectos Valentim Miranda e Miguel Miranda. É a maior sala exterior com cobertura em Canidelo (800 m2). Foi feita a leitura da Acta de instalação deste espaço, assinada pelo Sr. Padre Almiro, a Presidente da Junta, o Presidente da Câmara e os arquitectos Valentim Miranda e Miguel Miranda.

Na sua intervenção, o Sr. Padre Almiro disse que as obras são como as crianças: encantadoras e fantásticas, sem elas o mundo não avança e são sonhadas pelos seus criadores. Agradeceu à Presidente da Junta e ao Presidente da Câmara todo o apoio que têm dado à paróquia para as suas realizações, e aos arquitectos a generosidade e a amizade. Fez votos que a Paróquia, a Junta e a Câmara continuem a caminhar juntas pelo bem de Canidelo.

A Dra. Maria José Gamboa disse que o mais importante é ajudar as famílias a educar os filhos. Gostaria que o Gaiaprende + se estendesse a meninos mais velhinhos. Tem a certeza que o investimento nas crianças dará bons frutos nos anos vindouros. Disse que ninguém pode ficar para trás por dificuldades e esse é o compromisso da Junta de Freguesia de Canidelo, bem como fazer felizes as crianças.

O Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que Gaia se pode orgulhar do trabalho na área da educação. Agradeceu aos 400 profissionais que proporcionam aos 5 mil alunos do Gaiaprende +, boa formação. Afirmou que Gaia tem tantos habitantes como a Islândia ou a Madeira, mas sem os seus recursos. O que Gaia tem é a vontade de fazer mais e o Padre Almiro é o espelho dessa vontade.

Foi feita oferta às autoridades e aos arquitectos de uma lembrança do Gaiaprende +.

Seguidamente, foi feita a visualização de um vídeo sobre o Campo de Férias 2018.

Esta inauguração, tendo sido feita de mãos dadas com o final do Campo de Férias do Gaiaprende + terminou com uma belíssima actuação dos meninos com o tema “MAR” e um lanche servido a todos os presentes.

A Cidade de Deus e dos Homens continua a crescer e a tornar-se um marco em Canidelo e na Diocese do Porto.