Reunião Paroquial – mês novembro

No dia 5 novembro realizou-se mais uma Reunião da Família Paroquial, dividida em três momentos:

  • Rezamos

Oração de Taizé

(Clicar para ver a oração)

 

 

 

  • Trabalhamos

 

O Sr. Padre Almiro fez algumas considerações e solicitações, sobre acontecimentos ao longo deste mês que passou, sobre os grupos, instalações e Guiné.

Por fim, o Sr. Padre José Maria passou um documentário sobre Maria: “A imagem de Maria na arte”:

 

GRUPOS PAROQUIAIS

Plano Pastoral Paroquial

Está quase pronto, é um muito porque vai criando a consciência de comunhão entre todas as comunidades e orienta a nossa vida, lá estão todas, ou pelo menos 98% de todas as atividades ao longo deste Ano Pastoral 2019/2020. Está para impressão, estando pronto no dia seguinte à reunião para distribuição.

Grupo de Jovens

Foi apresentada a orientadora, Drª Alexandra. O grupo costuma a reunir aos sábados, às 17h30, há já um plano, ideias e atividades planeadas para os jovens, mas queremos que eles acompanhem a atividade da Diocese, para a grande atividade em 2022, a vinda do Papa Francisco a Portugal, para as Jornadas Mundiais da Juventude.

Pastoral da Consolação

Tem na sua missão situações muito delicadas da Paróquia. É uma missão que não podemos descurar na nossa Paróquia, nós temos de ser instância deste Deus que cuida. A palavra cuidar é bonita, sermos cuidadores dos outros, sobretudo destes casos de dor e fragilidade. Ainda este mês o Padre Almiro deslocou-se a casa de uma senhora velhinha, que praticamente não ouve nem vê, para a sacramentar, onde vive com a filha e está ao seu cuidado, a filha também se encontra com problemas graves de saúde, mas não sai do lado da mãe, nem para fazer os tratamentos de cancro que necessita, para não abandonar a mãe. Não podemos estar alheios a estes casos dramáticos, que acontecem na nossa Paróquia, vamos ter de ver no futuro com a Pastoral da Consolação ou até Grupo de Jovens, esta situação, para poder ajudar a filha, para que possa sair, nem que seja para ir fazer os tratamentos que necessita e que lhe são muito importantes.

Cursilhos da Cristandade

Uma candidata a integrar os Cursilhos da Cristandade. Terá de se dar o nome até dia 8 de novembro.

Equipa do Bar

Foi aumentada, por várias senhoras voluntárias que estão a colaborar. Está por resolver a questão da água, a ser resolvido próximos tempos.

Catequese

Não estando a responsável D. Celeste, mas está a correr bem a catequese. Irá ser realizado um Mercado de Natal no dia 30 de novembro e quem organiza é a Catequese

Equipa do Site

Está a correr bem, a ser reformulado.

Capela de São Paio

Irmã Maria José está a correr bem a catequese e restantes atividades.

OBRAS E INSTALAÇÕES

O Padre Almiro pede atenção às instalações, zelarmos pelas instalações que são de todos, isto é, cuidarmos das instalações, porque as pessoas por vezes não têm esse cuidado e deixam as instalações estragadas.

Cidade de Deus e dos Homens

Foram colocados uns pinos, oferecidos, para que os carros não fossem para a cobertura e estragassem a calha da enorme porta da cobertura, que para endireitar é um problema.

O portão foi arrebentado por um camião, estando entregue ao seguro, demorando muito tempo, que só agora deliberou que se realizasse as devidas obras de endireitar o muro. Iremos colocar um novo portão.

Salão Paroquial – Centro de Dia dos Idosos

Houve um revés muito grande nas obras do Centro de Dia, estavam tão bem orientadas, todos tão animados e queríamos muito que já neste Natal, os velhinhos pudessem comer as batatas nas novas instalações, mas as obras foram atrasadas, no fim-de-semana que choveu muito e entrou água pelas instalações adentro, levando portas, janelas e arrebentou com paredes, até no Salão Paroquial entrou e não se pode celebrar a Eucaristia nesse dia no Salão, teve de ser na Igreja Matriz. O problema não é da Quinta, mas passa pela Quinta. A água vem da Rua da Bélgica e entra na Quinta que não está preparada para temporais como este que se abateu neste dia. O Padre Almiro está a orientar e a tratar de resolver o problema, a confinar o adro por onde a água saía, quando estiver melhor tempo, para poder entrar máquina, e com um camião de saibro colocar onde a água sai, para resolverem este problema e para que não haja uma catástrofe, como esta que poderia ter acontecido se estivessem lá os Velhinhos, alguns teriam morrido com a força da água. O Salão Paroquial e Centro de Dia estão construídos sob uma ribeira, não é possível resolver de outra maneira, e ser a Paróquia a puxar para resolver. Temos de prevenir qualquer tragédia.

Igreja Matriz

No adro da igreja, na altura das obras de empedramento, não ficou bem. Uma pequena obra foi feita, que resolveu definitivamente, que são as obras que o Padre Almiro gosta de fazer, são as obras que resolvem definitivamente as coisas.

Capela de São Pedro Lavadores

Também será realizada nos próximos tempos algumas pequenas obras para melhoramento das instalações, cuidar da Capela e obviar alguma tragédia que possa acontecer.

GUINÉ

Vai haver a apresentação do livro sobre a ida à Guiné, em fevereiro passado. O Sr. Bispo do Porto D. Manuel Linda, quis que se publicasse o diário que foi feito, o Padre Almiro está a ultimar o livro e está orientado, apesar do trabalho que isso oferece. A apresentação será no dia 13 de dezembro. Estarão presentes o nosso Bispo D. Manuel Linda, o Sr. Presidente da Câmara Dr. Eduardo Vítor Rodrigues.

Já há outro jipe para a Guiné, que irá em janeiro do próximo ano, já está a ser tratado.

A Ambulância também já chegou à Guiné, foi legalizada e já se encontra no hospital de Crianças para transportar as meninas e meninos doentes. Uma alegria muito grande para todos nós.

DOCUMENTÁRIO: “A IMAGEM DE MARIA NA ARTE”

Documentário de uma primeira parte, de 25 minutos, que se chama “A imagem de Maria na arte”, legendado para português pelo Padre Adélio. Apresenta imagens de Nossa Senhora, mostra como a figura de Maria está presente na vida da cidade, na vida da sociedade. No Porto dizemos que é a cidade da Virgem, temos em V. N. Gaia o Monte da Virgem, onde se pretende fazer um Santuário para toda a Diocese. Podemos ver neste documentário, o caso de uma cidade de Itália, Siena (próximo de Florença), que na Idade Média, a certa altura num conflito com Florença, de uma guerra que houve, a evocação de Maria como a Senhora da Paz e a Senhora da cidade, à qual todos recorriam como uma espécie de protetora da sociedade, e, a própria Câmara e autoridades locais pediram aos artistas da época que preparassem pinturas para colocar na própria Câmara representando a Nossa Senhora, sempre com o Menino e sempre com os outros Santos mais venerados localmente, rodeada de Anjos. Tudo fazia parte da vida da cidade e era uma iniciativa que abrangia todas as pessoas.

Está escrito um memorial, um cortejo toda a cidade transportou com cânticos e acompanhou essa grande pintura para colocar na Câmara Municipal de Siena. 30/40 anos depois artistas de outra geração quiseram fazer outra imagem na cidade, para reavivar sempre este amor a Maria. Devoção individual, mas que abrangia a vida da cidade.

 

  • Convívio

No final houve um chá a distribuir e em convívio entre Família alargada que somos.

Ainda houve grupos que continuaram a reunir para trabalhar e ultimar trabalho para o próximo mês.

 

Estas reuniões mensais, na primeira 3ª feiras, estão abertas a toda a Paróquia e Paroquianos.

A participação de todos é importante, para a vida e dinâmica da Paróquia.