Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Perante a gravidade da violência doméstica, algo a que a consciência social reage fortemente, os ditos “hierarcas” das Igrejas Cristãs presentes na área da nossa Diocese do Porto que pertencem ao movimento ecuménico do Porto – Igreja Lusitana de Comunhão Anglicana, Igreja Anglicana, Igreja Metodista, Igreja Evangélica Luterana, Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscovo, Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Kiev- combinaram comigo um gesto de repúdio desse género de violência e de invocação do Espírito de Deus para que conceda às famílias o dom da paciência, do respeito e da paz. E combinou-se um dia comum para todos: o dia 19 de janeiro, início da Semana do Oração pela Unidade de Todos os Cristãos.

Por este motivo, venho pedir que, em todas as Missas de preceito (incluindo as vespertinas do dia 18), depois da Comunhão, um Leitor, devidamente preparado, vá ao ambão fazer a oração anexa em nome de toda a assembleia.

Se lhe parecer oportuno, na homilia desse mesmo dia, trate esse assunto da violência doméstica, desenvolvendo, rapidamente, ideias tais como: o projeto de Deus para a humanidade é de fraternidade; muito mais a nível da família, como que “ícone” da vida trinitária divina; por isso, a falha ou falta de colaboração nesse projeto é grave; a violência deixa marcas indeléveis na mente dos filhos; o cristão, que não o é só de nome, tem de dar especial testemunho de unidade familiar; por isso, que o dia de hoje constitua como que o início de uma nova mentalidade.

Bom ano, abençoado e feliz.

Respeitosos cumprimentos.

+ Manuel, Bispo do Porto