Nota Episcopal: O dever ético de evitar a propagação do COVID-19

O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, divulgou uma Nota Episcopal
sobre o dever ético de evitar a propagação do COVID-19.

Porque o foco de irradiação surgiu na zona da Diocese do Porto ou territórios próximos, foram solicitados conselhos a respeito das medidas profiláticas a adotar, (ver documento anexado abaixo da noticia).

Ressaltando sempre que é às estruturas de saúde a quem compete fornecer recomendações, D. Manuel Linda emitiu esta Nota Episcopal para que todos possamos colaborar na ajuda da circunscrição do coronavírus.

“Trata-se de regras provisórias, sujeitas a serem modificadas pelas circunstâncias, pois são apenas fruto do bom senso. Entretanto, peço sejam levadas muito a sério”, refere a Nota Episcopal.

Já na semana passada, no dia 2 março, e após reunião ocorrida em Fátima, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou uma nota, para todas as dioceses e paróquias, com medidas de “prudência” para prevenir contágios com o novo coronavírus.

“Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a Comunhão na mão, a Comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”, refere o documento

Estamos perante um momento que exige mais de nós e das nossas orações, estejamos serenos e atentos, levando muito a sério todas recomendações divulgadas, para a nossa saúde, da nossa família, amigos, comunidade e quem está ao nosso lado, e podermos fazer parte na colaboração da erradicação.

Nota Episcopal: O dever ético de evitar a propagação do COVID-19