Jovens da Afurada e Canidelo PREPARADOS para as JMJ2023

Decorreu entre os dias 2 e 6 outubro, a Peregrinação dos Símbolos na Vigararia Gaia Norte, tendo sido rececionados pelos Jovens de Afurada e Canidelo no dia 2 outubro, nesse mesmo dia seguiram para o Santuário do Monte da Virgem, e ao fim do dia para Espinho-Ovar.

No dia 2 outubro, após a travessia fluvial pelo Rio Douro por uma traineira, até ao Cais da Afurada, os Símbolos foram entregues pelas 10h30, vindos da Sé do Porto e acompanhados pelo Bispo do Porto D. Manuel Linda e o Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia o Sr. Professor Dr. Vitor Rodrigues, e demais individualidades da Igreja, Afurada e Canidelo.

Seguiu-se um momento de bênção das Embarcações e Pescadores, realizada pelo Bispo do Porto D. Manuel Linda.

De seguida teve lugar a intervenção da Fanfarra de Canidelo, momento oferecido pela Drª Maria José Gamboa, Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo

Antes do almoço, Momento de Oração realizada pelos Jovens da Afurada e Canidelo, que juntos manifestaram a alegria de participarem nesta caminhada de Preparação para as JMJ2023.

Após o almoço, estiveram presentes as Varinas da Afurada, com um pequeno momento da tradição da Afurada, com as suas vestes, canções e danças, dedicadas a São Pedro, aos Pescadores e à Afurada.

Seguiu-se o segundo momento de bênção, no Cais da Afurada, realizada pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, desta vez aos Motards presentes, que iriam acompanhar de seguida, os Símbolos desde o Cais da Afurada ao Santuário Monte da Virgem, para a realização da Eucaristia, presidida por D. Manuel Linda.

No dia 5 outubro, os Jovens da Afurada e Canidelo e em conjunto com os Jovens da Vigararia Gaia Norte, participaram pelas 21h00 numa Peregrinação desde a Igreja de Mafamude até Igreja de Santo Ovídio, onde teve lugar a Oração de Taizé e a Adoração.

No dia 6 outubro, pelas 15h00, os Símbolos chegaram ao Cais da Afurada para regressarem à cidade do Porto, novamente via travessia fluvial por uma traineira, desde o Cais da Afurada até ao Cais do Ouro, onde esperavam Jovens da cidade do Porto, nomeadamente Jovens do Colégio de Nossa Senhora de Lures e da Escola Secundária Garcia da Orta.

Os Jovens da Afurada e Canidelo estão PREPARADOS para as JMJ2023!

Vemo-nos em Agosto, Papa Francisco!