Os 40 dias da tua Quaresma

No dia 24 fevereiro realizou-se o 4º Encontro da Família Paroquial.

O tema refletido foi “Os 40 dias da tua Quaresma”.

Para te levar à Páscoa, são-te oferecidos quarenta dias.

São os quarenta dias do povo liberto do Egipto através do deserto, a caminho da Terra Prometida.

São os quarenta dias em que Jesus, no deserto, rejeita as tentações de se desviar da sua missão.

São os quarenta dias necessários para rever a nossa maneira de pensar, de viver e de acolher Deus.

Na Quaresma a Igreja acolhe os catecúmenos que se preparam para o batismo. Na próxima Vigília Pascal serão batizados na nossa paróquia dois catecúmenos. Vai ter com eles nessa celebração, acolhe-os fraternalmente e sê junto deles um testemunho alegre do amor de Deus.

A Quaresma é caminho de conversão pela prática do jejum, da partilha e da oração.

O jejum é uma atitude que te enriquece e te transforma. Torna-te mais livre e ajuda-te a ficares mais disponível para os irmãos.

A partilha leva-te a ter em conta os outros. Mesmo os mais pobres de nós são ricos, quando comparados com os habitantes de um país pobre.

A oração permite exprimir a Deus aquilo que na nossa vida é belo, bom e grande mas também o que é frágil e difícil. Quando rezamos com a nossa vida, mesmo no meio das nossas obscuridades, podem brotar fagulhas de amor e brasas de paz.

Boa caminhada para a Páscoa.

Terminamos a reflexão com uma projeção sobre a “Cuidar da Casa Comum”.

Projeção “Cuidar da Casa Comum”