Compasso Pascal

O Compasso Pascal é uma tradição Cristã que consiste na visita de casa em casa na Paróquia com a Cruz de Cristo, para celebrar e anunciar a Ressurreição de Jesus Cristo.

A Paróquia de Canidelo associa-se a esta tradição todos os anos. Este ano 2023, saíram as Cruzes da Igreja Matriz, da Comunidade de São Pedro Lavadores e da Comunidade de São Paio, já sem restrições da pandemia, que percorreram as ruas de Canidelo e suas casas, em algumas entraram nas que manifestaram a vontade de receber a visita de Jesus Cristo Ressuscitado no dia de Páscoa, noutras não manifestando a vontade a Cruz à sua porta passou, foram cerca de 14 000 habitações por onde o Compasso passou.

Na Igreja Matriz o dia de Páscoa iniciou com a Eucaristia das 08h00.

Terminada a cerimónia, os grupos com Cruzes saíram para as ruas de Canidelo, para nelas percorrerem a anunciarem a Ressurreição de Jesus Cristo, ao som das campainhas que vão tocando a avisar as pessoas que a Cruz está próxima. Quando entram nas casas, o Ministro da Cruz profere a Oração da pagela da Visita Pascal e é dada a beijar a Cruz. Em algumas casas é levada também a esperança, perante situações de sofrimento por que passam quem lá mora. Há emoção com a chegada da Cruz, sinal de que este dia é especial para as famílias, e é em família que Jesus Cristo Ressuscitado é acolhido.

No fim do compasso, cada elemento regressou a sua casa, para conviverem também esta quadra festiva de Alegria e Júbilo em família.

Para encerrar o dia, reuniram-se novamente pelas 16h30 na Igreja Matriz, e aí formaram uma procissão em direção ao Salão Paroquial, sendo celebrada a Eucaristia de encerramento às 17h00, pelo Padre Almiro.

No fim da celebração Eucarística, o Padre Almiro manifestou a sua Alegria e Gratidão, pelo Povo de Canidelo, sendo-lhe uma alegria e vantagem este ano ter participado os Jovens da Paróquia. Este Tríduo Pascal foi revelador pela devoção que os Canidelenses manifestaram e pelo empenho demonstrado. A Visita Pascal foi o corolário bem evidenciado de como se passou todo o Tríduo Pascal.

O Padre Almiro aproveitou o momento para agradecer a Todos e a Todos felicitar, como os senhores (as) e jovens que calcorrearam todas as ruas da Paróquia no compasso, fazendo alegre e jubiloso Anúncio da Ressurreição do Senhor, foi uma festa em toda a Paróquia em simultâneo, da Igreja Matriz, da Comunidade de São Pedro, da Comunidade de São Paio e Schoenstatt. É uma tradição que Canidelo não pode perder, pois é uma tradição das mais belas e deu conhecimento que é apenas em Portugal que acontece esta tradição, nenhum país faz o que os Portugueses fazem ir pelas ruas com o Compasso.  Por isso, o Padre Almiro manifestou o desejo de continuar a contar com todos que no Compasso participaram, mesmo sabendo que é um cansaço, ficando por vezes quem dele participa exaustas mas pelo nosso Deus todo o esforço vale a pena, e Cristo Ressuscitado merece todo esforço com as Cruzes, esta doação e esta entrega.

“Obrigado, e para o ano não deixem alguém ocupar o vosso lugar”.

“Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente. Aleluia, aleluia!”