Dia Mundial dos Pobres

Diocese do Porto assinala Dia Mundial dos Pobres com evento no Auditório Municipal de Gaia.

Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa convida “todos os agentes da Ação Social da diocese do Porto” e também “instituições sociais da sociedade civil”

Numa iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa, terá lugar na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, pelas 21h30 um evento evocativo do Dia Mundial dos Pobres no Auditório da Assembleia Municipal de Gaia.

“É importante a presença de todos”, refere a organização sublinhando o tema proposto pelo Santo Padre neste ano de 2023 para celebrar no domingo 19 de novembro o Dia Mundial dos Pobres: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”.

“Todos os agentes da ação social da diocese do Porto (conferências vicentinas, Cáritas, IPSS canónicas, movimentos, grupos e associações da ação social) sintam-se comprometidos em estarem presentes. O convite é dirigido também a todos agentes das instituições sociais da sociedade civil”, pode-se ler no comunicado.

A organização do evento recorda as palavras do Papa Francisco a propósito do Dia Mundial dos Pobres: “Este Dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

Fonte: Diocese do Porto