1ª Semana Cultural (Dia 2)

A nossa Semana Cultural continua. Alguns problemas vão aparecendo e vai-se procurando a melhor solução e, até ao momento, o Senhor tem estado connosco.

Uma melhoria, foi o facto de o Sr. Padre Almiro e o Sr. Domingos terem ido buscar algumas cadeiras, para que aqueles que têm mais dificuldade em estar em pé pudessem assistir mais comodamente. Hoje haverá mais cadeiras!

Nesta segunda noite, Noite da Cultura Popular II, tivemos a presença do Grupo de Cantares “Os Chalados” da Associação Recreativa de Canidelo.

Na apresentação deste grupo, o Sr. Padre Almiro agradeceu a sua presença nesta 1.ª Semana Cultural que a Paróquia de Canidelo oferece aos passantes na orla marítima. Fez votos que esta fosse uma noite abençoada e feliz, de ventura e de convívio fraterno, com a actuação das pessoas queridas e maravilhosas que integram o Grupo de Cantares “Os Chalados”.

Como de costume, os Chalados presentearam-nos com uma actuação maravilhosa, espelho da vasta cultura popular portuguesa. Tivemos a estreia de duas canções apresentadas pela 1.ª vez em Canidelo: “Linda Morena” e “Cravo Roxo”. Claro que não faltaram alguns dos seus sucessos, como “Cantar Brejeiro”, “Ai de mim tanta laranja” ou “A minha terra é linda”.

A penúltima canção, “Vira Velho”, foi dedicada, a pedido do Sr. Padre Almiro, à Sra. Presidente da Junta, Dra. Maria José Gamboa que, em conjunto com alguns membros do Executivo estiveram presentes nesta 2.ª noite. A este propósito, aproveitamos para agradecer, de todo o coração, a preciosa colaboração da Junta de Freguesia, disponibilizando tudo o que lhes foi possível para a realização desta I Semana Cultural. Bem hajam!

A noite terminou com a “Rusga ao Senhor da Pedra”, muita aplaudida por todos os presentes, principalmente os mais idosos, pois esta é uma música tradicional de Gaia em geral, e de Canidelo em particular.

Agradecemos o espectáculo que os Chalados nos proporcionaram, nesta colaboração com a Paróquia de Canidelo que já conta alguns (e bons!) anos. São sempre bem-vindos.

Aproveitamos para lembrar que hoje é a Noite da Juventude, com a irreverência própria da idade e contamos com a presença de todos. Até logo!