Recital Quaresma 2017

No passado dia 8 de Abril, pelas 21,30 horas, teve lugar, na Igreja Matriz de Santo André de Canidelo, um Recital de Quaresma, baseado nos Salmos da Quaresma.

Às 5 comunidades da nossa paróquia foi sugerido que pegassem nos salmos da Quaresma, para os 3 anos litúrgicos e que apresentassem a sua contribuição.

Assim, o Santuário de Schoenstatt apresentou os salmos relativos ao 1.º Domingo da Quaresma; a Capela de São Paio apresentou os salmos relativos ao 2.º Domingo da Quaresma; a Igreja Paroquial apresentou os salmos relativos ao 3.º Domingo da Quaresma; a Capela de Nossa Senhora do Amparo apresentou os salmos relativos ao 4.º Domingo da Quaresma; a Capela de São Pedro de Lavadores (representada pelo grupo “Duc in Altum”) apresentou os salmos relativos ao 5.º Domingo da Quaresma.

O Recital começou com uma apresentação feita pelo Sr. Padre José Maria que nos introduziu no espírito da noite, com o seu vasto conhecimento bíblico e nos deixou ansiosos pelo que viria a seguir.

Após entoarmos em conjunto o hino do Ano Pastoral, “A Alegria do Evangelho é a nossa Missão. Com Maria, renovai-vos nas Fontes da Alegria”, começou o recital.

Apesar de o programa incluir apenas salmos, foi tudo menos monótono, pois cada comunidade empenhou-se em fazer uma apresentação única.

Schoentatt apresentou-nos 4 salmistas, sendo duas jovens, o que nos mostra que cantar os salmos é para todas as idades. São Paio apresentou-nos 3 salmistas, duas bastante jovens que cantaram 2 salmos a vozes, o que mereceu a aprovação unânime. A Igreja Matriz fez uma apresentação bastante original, começando por mostrar quem é o compositor dos salmos. Os seus 3 salmos foram únicos, não havendo repetição do tipo de apresentação. Nossa Senhora do Amparo trouxe o salmista mais novo, o que mostra que mesmo na infância se pode rezar, cantando. Finalmente Lavadores trouxe-nos três interpretações em polifonia, para fechar com chave de ouro.

O Senhor Padre Almiro dirigiu palavras de agradecimento a todos os intervenientes, nomeadamente aos mais novos, pois são sinal de esperança para a Igreja. Fez votos que estes momentos se repitam, pois ajudam uma comunidade a crescer.

A noite terminou com a entoação, em jeito de oração da noite, do Hino de Completas “Se me envolve a noite escura”.

Esperamos que a Comunidade Paroquial comece a aderir a eventos como este, que a todos enriquecem.