Vigília Pascal 2017

A Vigília Pascal é a celebração principal da liturgia da Igreja Católica.

A Vigília Pascal divide-se em quatro partes: a liturgia da luz ou ‘lucernário’; a liturgia da Palavra; a liturgia baptismal; a liturgia eucarística.

A liturgia da luz consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do Precónio Pascal. O lume novo e o círio pascal simbolizam a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo. O texto do Precónio Pascal evidencia-o quando afirma que ‘a luz de Cristo (…) dissipa as trevas de todo o mundo» e convida a «celebrar o esplendor admirável desta luz (…) na noite ditosa, em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus!’

A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Baptismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo. Assim, a Igreja, ‘começando por Moisés e seguindo pelos Profetas’ (Lc 24,27), interpreta o mistério pascal de Cristo. Toda a escuta da Palavra é feita à luz do acontecimento-Cristo, simbolizado no círio colocado no candelabro junto ao Ambão ou perto do Altar.

A liturgia baptismal é parte integrante da celebração. Quando não há Baptismo, faz-se a bênção da fonte baptismal e a renovação das promessas do Baptismo. Do programa ritual consta, ainda, o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal. A Igreja antiga baptizava os catecúmenos nesta noite e hoje permanece a liturgia baptismal, mesmo sem a celebração do Baptismo.

A liturgia eucarística é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.

Do site “catequisar”

Na nossa paróquia, a Vigília Pascal foi, neste ano, enriquecida com a Baptismo de algumas crianças da catequese e, principalmente, com o Baptismo de 2 adultos: a Carina e o Rodrigo que fizeram a sua Caminhada Catecumenal que culminou nesta noite santa.

Depois de terem feito todos os ritos previstos na Iniciação Cristã de Adultos ao longo dos Domingos da Quaresma, na Vigília Pascal receberam os 3 Sacramentos da Iniciação Cristã: Baptismo, Confirmação e Eucaristia.

Para memória futura deixamos aqui alguns desses momentos, na certeza de que são acontecimentos como estes que fazem com que uma paróquia permaneça viva e tenha um futuro promissor.