5º Domingo da Quaresma – O Matrimónio

A PROMESSA DO CORAÇÃO NOVO E DA NOVA ALIANÇA

A Aliança Conjugal

Colocar dentro da Arca o pergaminho “O MATRIMÓNIO” e junto à Arca os símbolos ALIANÇAS DO CASAMENTO e CORAÇÃO DA FAMÍLIA COM 3 QUALIDADES DE CADA ELEMENTO DA FAMÍLIA.

Monição:

A 1.ª leitura deste Domingo oferece-nos um belíssimo texto, com o anúncio e a promessa da nova Aliança. A nova Aliança, prometida no livro de Jeremias, será gravada no coração. O coração novo é afinal a grande arca do tesouro: «Onde estiver o teu tesouro aí estará o teu coração».
Vale a pena aprofundar o significado da palavra Aliança e da sua íntima ligação ao Matrimónio, porque esta perspetiva é muito pouco conhecida e compreendida, entre nós. “Não esqueçamos que a Aliança de Deus com o seu povo se exprime como um desposório, e a nova Aliança é apresentada também como um matrimónio. E a partir daqui podemos refletir mais atentamente sobre o casamento como vocação cristã a exprimir o amor e a Aliança de Deus connosco.
Sabemos bem que nem todas as famílias estão constituídas por casais. Basta pensar nas famílias monoparentais. Mas, em todo o caso, urge compreender, anunciar e celebrar a beleza do sacramento do Matrimónio, a partir da imagem da Aliança. É um desafio para todos, mesmo para aqueles que ainda não correspondem plenamente ao ideal do Matrimónio (casais em união de facto ou casados civilmente) ou já não o podem alcançar, depois de algumas feridas abertas ou de ruturas consumadas.


Oração

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as faltas.

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.
Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos,
e os transviados hão-de voltar para Vós.

Sugestão:

Revisitar o álbum ou o filme do Matrimónio (se os houver). Meditar a 1.ª leitura e enriquecer a compreensão do significado das Alianças que trocaram entre si, ou doutros sinais que fazem parte do rito do Matrimónio. Renovar os compromissos do Matrimónio (cf. Ritual do Matrimónio, n.º 277) e/ou a renovação das Alianças (Ritual do Matrimónio, n.º 279). Procurar a palavra Aliança na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”.